"Aquele que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar. "
( Santo Agostinho )

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Comunicado do Governo - Estratégia de Vacinação Contra a Gripe


Carenciados com mais de 65 anos vão ser imunizados gratuitamente nos centros de saúde.



A Ministra da Saúde, Ana Jorge, apresentou a estratégia vacinal contra a gripe que prevê o aumento do número de pessoas vacinadas e a dispensa gratuita da vacina contra a gripe sazonal a um grupo específico de portugueses.

Pela primeira vez, um dos grupos mais vulneráveis, isto é, com risco acrescido de desenvolver complicações resultantes da infecção gripal, vai receber gratuitamente a vacina trivalente preventiva da gripe sazonal.

A partir do próximo Outono, e durante os próximos três anos, as pessoas residentes em lares e/ou internadas em unidades de cuidados continuados, os beneficiários do Complemento Solidário do Idoso, e os profissionais de saúde a prestar serviço nas unidades de Cuidados de Saúde Primários e nos Hospitais vão receber, gratuitamente, a vacina trivalente que confere protecção contra a gripe sazonal.

Esta medida, implementada pelo Ministério da Saúde, assume especial relevância quando sabemos que, a actividade gripal é responsável, anualmente, por cerca de mil mortes, principalmente nos grupos mais vulneráveis, pessoas com mais de 65 anos de idade, grávidas e doentes crónicos, quando não vacinados.

A gripe tem também um impacto social relevante pelo absentismo escolar e laboral que origina custos colaterais significativos, para além do aumento do consumo de recursos em saúde pelas doenças associadas que pode, e deve, ser minimizado através de uma campanha de vacinação.

Sem comentários:

Enviar um comentário