"Aquele que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar. "
( Santo Agostinho )

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

ANO EUROPEU DO VOLUNTARIADO EM 2011

O Centro Europeu de Voluntariado (CEV) apresentou a “Declaração de Bruxelas”, documento que servirá de guia para o Ano Europeu do Voluntariado em 2011, e que, ao mesmo tempo, dará continuidade ao trabalhado efectuado durante o Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social 2010.

Esta declaração é resultado do colóquio "O voluntariado como meio de capacitação e inclusão social - Uma ponte entre o Ano Europeu de 2010 e 2011", realizado pelo CEV, em Bruxelas, no âmbito da Presidência Belga da União Europeia.

Este evento reuniu mais de 150 participantes de 25 países, profissionais do sector do voluntariado e algumas personalidades políticas.

Este documento tem como o objectivo potenciar o sector do voluntariado e o esforço comum para a erradicação da pobreza e exclusão social.

A “declaração de Bruxelas” é composta por 43 medidas, que serão executadas por políticos, organizações de voluntários, organizações da sociedade civil, empresas e indivíduos, entre muitos outros participantes. A declaração desenvolve-se em torno de quatro pontos principais, que também fazem ligação entre os objectivos do Ano Europeu 2010 e 2011.

Os pontos principais são reforçar a contribuição dos voluntários e organizações voluntárias na promoção da autonomia e inclusão social (voluntariado “com” pessoas em situação de pobreza e exclusão social), melhorar a inclusão do voluntariado e a concretização do seu potencial para ser um meio de inclusão social e de cidadania activa (promover o voluntariado "por" pessoas em situação de pobreza e exclusão social), certificar que o voluntariado é um direito de todos, proporcionando e incentivando um ambiente jurídico para a participação activa das pessoas em situação de pobreza e exclusão social e reconhecer e reforçar o potencial do voluntariado como uma forma de adquirir competências e reforçar a empregabilidade.

Markus Held, Director do CEV, revela que existe uma enorme satisfação por ter sido o CEV “impulsionadora na luta activa contra a pobreza e a exclusão social, num momento crucial, que é o encerramento do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social e o lançamento do Ano Europeu do Voluntariado 2011”. A Declaração de Bruxelas pretende “assegurar a continuidade de debate e tomar medidas concretas para impulsionar ainda mais estes papéis" afirma Markus Held.





Sem comentários:

Enviar um comentário