"Aquele que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar. "
( Santo Agostinho )

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Acção Social Escolar

Com o início do ano lectivo escolar é fundamental conhecer os apoios educativos direccionados aos alunos que pertençam a agregados familiares carenciados e que poderão traduzir-se na bonificação da prestação de serviços relacionados com a alimentação, atribuição de livros e material escolar, bolsas de mérito e isenção de propinas.

Auxílios Económicos:
Destinam-se as famílias mais carenciadas que necessitam de auxílios económicos na vida escolar dos seus educandos. Este auxílio é feito através da comparticipação na compra de livros, material escolar e senhas de almoço.


Transportes escolares
·Requisição de vinhetas de passe;


Seguro escolar
Em caso de acidente no recinto escolar, o aluno é imediatamente encaminhado ao hospital acompanhado de um auxiliar de acção educativa. Nos serviços do ASE é elaborado o inquérito das causas do acidente. O Seguro Escolar é um instrumento de apoio sócio-educativo prestado aos alunos em regime de complemento à assistência.

Esta informação foi retirada do site da Escola ES/3 Artur Gonçalves, todavia não dispensa a consulta dos serviços escolares, para obter informação mais detalhada e adequada.






sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Linha do Cidadão Idoso


A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas decidiu proclamar o ano de 1999 como o Ano Internacional das Pessoas Idosas, sob o lema: "Por uma Sociedade para todas as Idades", sociedade que se quer baseada no respeito pelos direitos humanos, pelas liberdades fundamentais, pela justiça social e pela participação cívica, designadamente chamando a atenção para um grupo de particular risco - a população idosa.
O Provedor de Justiça neste contexto decidiu criar uma linha telefónica gratuita de apoio aos cidadãos idosos.
A Linha do Cidadão Idoso pretende divulgar junto das pessoas idosas informação sobre os seus direitos e benefícios na área da saúde, segurança social, habitação, obrigações familiares, acção social, equipamentos e serviços, lazer, entre outras, de forma a contribuir para uma participação mais activa dos idosos na vida da sociedade, habilitando-os para um melhor exercício dos seus direitos. Propõe-se igualmente garantir um atendimento personalizado e contribuir para a acessibilidade da informação.

A Linha do Cidadão Idoso 800 20 35 31 funciona todos os dias úteis entre as 9h30m e as 17h30m, existindo um gravador de chamadas fora deste horário. A chamada é inteiramente gratuita.

 
A questão colocada será tratada directamente pela Linha do Cidadão Idoso ou, caso tal não seja possível, será encaminhada para as entidades competentes ou para os serviços da Provedoria de Justiça, desde que esteja dentro do seu âmbito de actuação.

A Linha do Cidadão Idoso iniciou o atendimento público em 15 de Julho de 1999.

Para que Serve?
Serve para informar e divulgar, junto dos cidadãos que atingiram a maturidade das suas vidas, um grande conjunto de direitos e de benefícios, em áreas tão importantes como, por exemplo:
- Saúde
- Segurança Social
- Habitação
- Equipamentos e Serviços
- Tempos Livres

A Linha do Cidadão Idoso não é uma linha de emergência e não dá consulta jurídica.

 
Como Funciona?
Do outro lado do telefone encontrará, entre as 9h00 e as 17h00 de cada dia útil, uma voz interessada e atenta que tudo fará para o(a) ouvir, aconselhar e informar e, se necessário, para lhe dar os endereços e os números de telefone que poderá contactar. Se possível, a própria Linha resolverá directamente o seu assunto ou encaminhará a sua reclamação para os serviços da Provedoria.

 
Fora desta hora poderá sempre deixar a sua mensagem. Será sempre contactado.

Porquê uma Linha do Cidadão Idoso?
Porque as pessoas têm direito a:
- Segurança Económica
- Condições de Habitação
- Convívio familiar e comunitário
- Respeito pela sua autonomia pessoal (cf. CRP art.º 72

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Comunicado do Governo - Estratégia de Vacinação Contra a Gripe


Carenciados com mais de 65 anos vão ser imunizados gratuitamente nos centros de saúde.



A Ministra da Saúde, Ana Jorge, apresentou a estratégia vacinal contra a gripe que prevê o aumento do número de pessoas vacinadas e a dispensa gratuita da vacina contra a gripe sazonal a um grupo específico de portugueses.

Pela primeira vez, um dos grupos mais vulneráveis, isto é, com risco acrescido de desenvolver complicações resultantes da infecção gripal, vai receber gratuitamente a vacina trivalente preventiva da gripe sazonal.

A partir do próximo Outono, e durante os próximos três anos, as pessoas residentes em lares e/ou internadas em unidades de cuidados continuados, os beneficiários do Complemento Solidário do Idoso, e os profissionais de saúde a prestar serviço nas unidades de Cuidados de Saúde Primários e nos Hospitais vão receber, gratuitamente, a vacina trivalente que confere protecção contra a gripe sazonal.

Esta medida, implementada pelo Ministério da Saúde, assume especial relevância quando sabemos que, a actividade gripal é responsável, anualmente, por cerca de mil mortes, principalmente nos grupos mais vulneráveis, pessoas com mais de 65 anos de idade, grávidas e doentes crónicos, quando não vacinados.

A gripe tem também um impacto social relevante pelo absentismo escolar e laboral que origina custos colaterais significativos, para além do aumento do consumo de recursos em saúde pelas doenças associadas que pode, e deve, ser minimizado através de uma campanha de vacinação.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Medidas de prevenção contra o calor


Publicamos a informação do Portal da Sáude sobre as medidas a adoptar para minimizar os efeitos do calor na saúde humana:




Medidas gerais de prevenção:
Conhecer os grupos mais vulneráveis ao calor, em particular:

- Crianças nos primeiros anos de vida;
- Pessoas idosas;
- Portadores de doenças crónicas (doenças cardiovasculares, respiratórias, renais, diabetes, alcoolismo);
- Pessoas obesas;
- Pessoas com problemas de saúde mental;
- Pessoas a tomarem medicamentos, tais como anti-hipertensores, antiarrítmicos, diuréticos, anti depressivos e neurolépticos;

Permanecer, pelo menos, 2 a 3 horas por dia num ambiente fresco, como por exemplo, no hotel, centros comerciais, cinemas, museus, bibliotecas ou outros locais que disponham de climatização, particularmente nos períodos em que as temperaturas estão mais elevadas.

Bebidas:
- Não tomar banho ou consumir água, mesmo que para se refrescar, proveniente de fontanários ou lagos decorativos;
- Utilize apenas água da rede pública ou água engarrafada.

Na rua:
- Evitar a permanência em viaturas expostas ao sol, particularmente de crianças e de idosos, sobretudo nos períodos de maior calor;
- Se não tiver ar condicionado, não feche completamente as janelas.
- Leve água suficiente ou sumos de fruta natural, sem adição de açúcar, para a viagem;
- Sempre que possível viaje de noite;
- Evitar actividades que exijam esforço físico intenso, tais como desportos, durante os períodos em que as temperaturas estão mais elevadas.

Medidas individuais de prevenção
Alimentação/bebidas:

- Aumentar a ingestão de líquidos (água ou sumos de fruta naturais, sem adição de açúcar) mesmo sem ter sede, de modo a evitar a desidratação;
- Evitar as bebidas alcoólicas e com elevados teores de açúcar;
- Oferecer água e estar atento aos recém-nascidos, às crianças, às pessoas idosas e aos doentes crónicos, que podem não sentir ou não manifestar sede, o que os torna particularmente vulneráveis;
- Fazer refeições leves e mais frequentes, evitando pratos pesados e muito condimentados.

Vestuário:
- Usar vestuário em conformidade com a Circular Informativa n.º 23/DA de 02/07/2009, com recomendações sobre vestuário apropriado em períodos de temperaturas elevadas.

Entre várias indicações avançadas naquela Circular, destacamos as seguintes recomendações relativamente à escolha do vestuário:

-Neste caso devem usar-se peças de roupa leves, largas e frescas, de preferência de algodão ou poliéster.
- Quando exposto ao sol, se os tecidos forem pouco densos optar pelas cores escuras. Quando o tecido é mais denso, não poroso, optar pelas cores claras.
- Deve aplicar-se protector solar nas áreas expostas directamente ao sol;
- Se andarem ao ar livre as crianças e pessoas de pele clara devem usar chapéu, de preferência de abas largas, e óculos escuros;
- Durante a noite, dormir com roupas leves e largas.
- No caso dos bebés, nos períodos de sono ao longo do dia, utilizar vestuário leve, sem os cobrir com lençóis ou cobertores.
- Os familiares de idosos que revelem insensibilidade à temperatura ambiente devem procurar aconselhá-los na roupa que utilizam.

Outras:
- Evitar expor-se directamente ao sol, particularmente entre as 11 e as 17 horas;
- Utilizar protectores solares com factor de protecção elevado (≥ 30), não esquecendo a protecção da cabeça e dos olhos (utilização de chapéu e óculos de sol com protecção contra a radiação UVA e UVB);
- No período de maior calor, tomar um duche com água tépida ou fria, evitando mudanças bruscas de temperatura;
- Caso sofra de doença crónica ou esteja a fazer uma dieta com pouco sal ou restrição de líquidos, deve aconselhar-se com o seu médico ou contactar o serviço Saúde 24 - 808 24 24 24.

Sinais de alerta e acções a desenvolver:

Os primeiros sinais de um golpe de calor incluem:

- Modificação do comportamento habitual;
- Grande fraqueza e/ou fadiga;
- Tonturas, vertigens, perturbações da consciência, convulsões;
- Náuseas, vómitos, diarreia;
- Cãibras musculares;
- Temperatura corporal elevada;
- Sede e dores de cabeça.

As acções a desenvolver incluem:

- Transportar a pessoa para a sombra ou para o interior de um local fresco e aliviar-lhe o excesso de roupa;
- Fazer o máximo de arejamento possível;
- Pulverizar o corpo com água fresca;
- Dar água se a pessoa estiver consciente;
- Contactar um médico;
- Contactar o serviço Saúde 24 - 808 24 24 24 ou o número europeu de emergência (SOS) – 112.

Para saber mais, consulte:

- Plano de Contingência para Ondas de Calor – 2010 - Recomendações para turistas - Circular Informativa n.º 34/DSAO de 21/07/2010
- Plano de Contingência para as Ondas de Calor – 2009 - Recomendações sobre vestuário apropriado em períodos de temperaturas elevadas - Circular Informativa n.º 23/DA de 02/07/2009
- Direcção-Geral da Saúde > Especial Verão - http://www.dgs.pt
- Linha Saúde 24 - 808 24 24 24
- E-mail: calor@dgs.pt
- Informações meteorológicas - www.meteo.pt
- Autoridade Nacional de Protecção Civil - www.prociv.pt

sábado, 7 de agosto de 2010


Rolhas de Cortiça


Depois de aberta uma garrafa, pode aproveitar estas rolhas.
Elas são úteis para retirar os maus odores do seu frigorífico.

Coloque algumas no seu interior e elas irão absorver os cheiros desagradáveis.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Calor



Creme/Leite Corporal


Nestes dias de calor, mesmo refrescando-se com um bom duche, não consegue aliviar-se do calor?

Faça o seguinte, coloque o seu creme/leite coproral na porta do frigorifico.
Utilize-o depois do banho.

A frescura que irá sentir, proporcionar-lhe-á momentos muito agradáveis.

domingo, 1 de agosto de 2010



PENSAMENTOS


Em plena felicidade, cada vida é uma vida inteira.

Goethe

Autoclismos

Se o seu autoclismo tem um depósito grande e entende que a cada descarga sai demasiada água e pretende poupar, a água e o ambiente, então, encha duas garrafas de meio litro, de água, e coloque-as dentro do depósito do autoclismo.
Assim, a cada descarga poupará água. 

O seu orçamento doméstico e o ambiente, agradecem!