"Aquele que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar. "
( Santo Agostinho )

sábado, 26 de junho de 2010

Na Cozinha

Lavagem de Legumes

Poderá pensar-se que todos sabemos lavar os legumes. Todavia, há sempre pequenos detalhes a lembrar.
Mergulhe os legumes durante alguns minutos em água com uma gotas de vinagre. Enxagúe numa nova muda de água. Mas lembre-se de retirar as folhas exteriores das hortaliças, pois contém maiores quantidades  de resíduos quimícos.
E não se esqueça, a última muda de água, depois de retirar os legumes, poderá aproveitá-la para deitar nas plantas.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Na Cozinha

Esta é mais uma rubrica que dedicaremos à temática da "Economia Doméstica". Nela apresentaremos dicas úteis para o nosso Lar. Mais uma vez não daremos soluções inovadoras, são truques há muito usados pelas nossas mães e avós. Deixem aqui as vossas sugestões.

AFASTE O GORGULHO

Basta colocar algumas folhas de louro, árvore bem característica da nossa região, nos recipientes de cereais e leguminosas para afastar o gorgulho.





ALIMENTOS ENLATADOS

Depois de abrirmos alimentos enlatados, não consumindo a sua totalidade, a melhor forma de os conservar será transferí-los para um recipiente de vidro. Os alimentos com teor de acídico, como o tomate ou o ananás, podem corroer o revestimento de metal, produzindo um sabor desagradável e descoloração. Tome sempre atenção aos prazos de validade desses alimentos e não os conserve muito tempo no frigorífico, esta é uma solução de curto prazo.

Aproveitamente das sobras de Frango

O frango é das aves economicamente mais acessíveis e mais consumidas do mercado. Todavia quando compramos o famoso frango assado ou fazemos o conhecido frango corado, a tendência é para reaquecer na refeição seguinte, implicando até algum consumo energético, se não houver a possibilidade de o fazer no micro-ondas.
Assim, deixamos aqui algumas sugestões de reaproveitamento das sobras de frango, lembrando-se de retirar sempre as peles do frango, para tornar a receita menos calórica.


1- Frango Strogonoff. 
Meio frango assado ou corado;
3 dentes de alhos;
1 lata pequena de cogumelos;
1 pacote de natas;
azeite, sal e pimenta a gosto.

Desfiar as sobras do frango e reservar. Colocar o azeite numa frigideira e deixar aquecer. Cortar os dentes de alho e deitar no azeite conjuntamente com o frango e cogumelos. Atenção: não deitar os alhos com o azeite muito quente, pois poderá queimar os alhos, o que deixará um sabor amargo no cozinhado. Deixar fritar o frango e os cogumelos para ganharem o novo sabor, por alguns breve minutos. Colocar as natas e deixar apurá-las. Pode acompanhar com arroz branco, massa ou puré natural de batata.

2- Arroz de frango.
Meio frango ( assado ou cozido)
1 cebola
2 dentes de alhos
1 copo de arroz
2 copos de água;
1 colher de sopa de sultanas
azeite, 1 caldo de frango, sal.

Faça o refogado de cebola, azeite e alho. Depois de alourar a cebola verta a água, deite o caldo de frango e deixe ferver. Quando a água estiver a ferver deite o arroz e deixe cozê-lo. Quando o arroz estiver quase "abrir" deite o frango e as sultanas e deixe cozer mais 5 minutos. Apague o lume e deixe o arroz " descansar" por mais 5 minutos. Sirva com salada.

3- Salada de frango
Meio frango;
3 tomates médios;
1/2 chávena de queijo aos quadrados (tipo flamengo);
1/2 chávena de presunto ao quadrados;
5 nozes cortadas;
2 rodelas de ananás;
azeite, oregãos e sal a gosto

Desfie o frango, em pequenos pedaços e coloque numa tijela. Lave os tomates e corte-os em pedaços, juntando-os ao frango. Verta o queijo, o presunto e as nozes. Corte o ananás e verta na tijela. Tempere com azeite, sal e os oregãos a gosto, mexa a salada e sirva-a fresca. Poderá substituir o azeite pelo molho cocktail, apesar de ser mais pesado.

4- Frango à brás.
Meio frango assado ou cozido;
1 cebola
2 dentes de alhos
3 chávenas de batalha palha
3 ovos
salsa, sal e azeite, q.b

Faça o refogado com o azeite, alhos e cebola. Depois de alourar a cebola coloque o frango para ganhar o gosto do refogado e deixe-o fritar um pouco. Deite, de seguida, a batata palha e depois os ovos batidos com a salsa picada. Mexa sempre, para envolver os diversos ingrediente nos ovos, até ficar em omelete. Sirva com salada de tomate ou alface.

Benefícios do frango: A carne de frango é uma boa fonte de proteínas, ferro, fósforo e vitaminas B, sendo uma carne de digestão fácil para o organismo.

Nota: imagem retirada de amandalhiesen.blogspot.com

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Tomatada

                                        Ingredientes:
1kg de tomate maduro
2 cebolas;
4 dentes de alho;
2 tiras de pimento;
1 raminho de oregãos;
1 ramo de salsa;
2 chávenas de água;
4 ovos;
azeite, sal e pão duro, q.b.

Faz-se o refogado com a cebola, alhos e azeite. Quando a cebola estiver quase loura junta-se o tomate pelado, o pimento, sal e a salsa e deixa-se apurar. Depois junta-se a água e deixa-se apurar mais um pouco. Seguidamente, colocam-se os ovos, um de cada vez, e deixa-se cozer um minuto ( para quem gosta dos ovos escalfados, se pretender cozê-los deixe ficar mais 4 minutos). Corta-se o pão duro e coloca-se no fundo de uma tijela grande. Verte-se o preparado de tomate e serve-se. Pode ser acompanhado de peixe frito ( de preferência frito em azeite).

Benefícios do tomate: É um fruto muito pouco calórico. Fortalece as células e estimula o metabolismo celular. Rico em vitaminas (A e C) e sais minerais, particularmente sódio, potássio, cálcio, fósforo e ferro funciona como laxante e ajuda o organismo a combater infecções.

Nota: imagem nossacozinha.com

terça-feira, 22 de junho de 2010

Receitas

SOPAS E MIGAS DE BACALHAU
Apesar deste peixe não ser dos mais económicos, esta receita poderá ter utilidade para aproveitar as sobras de uma refeição de bacalhau e pão.

Ingredientes:
250g de bacalhau                           1,5 dl de azeite
450g de pão  (trigo e broa)             1,5 dl de água
5 dentes de alho                              Sal q.b

Demolha-se o bacalhau e coze-se ( ou aproveita-se as sobras da refeição anterior), guarda-se a água da cozedura. Miga-se o pão e coloca-se numa tijela, verte-se a água de cozer o bacalhau e deixa-se o pão "suar". Coloca-se, por cima do pão o bacalhau desfiado, o alho bem picado e rega-se com azeite. E está pronto a servir.

Benefícios do bacalhau: É um excelente substituto para a proteína da carne e rico em Omega 3, além disso o bacalhau contém ferro, cálcio e vitamina A.

Gaspacho

Aproveitando a chegada do verão, inauguramos uma nova rubrica no nosso espaço: Economia Doméstica. Pretende-se apresentar sugestões de utilização de alimentos da estação, com baixo custo, mas com valor nutritivo. No fundo faremos uma recolha de receitas tradicionais da zona do Ribatejo, um pouco esquecidas na nossa sociedade moderna. Bom Apetite.


GASPACHO
Ingredientes:
Meio pepino                      150 g de pão
2 Tomates                         4 dl de azeite
1 Pimento                         1 dl de vinagre
2 Dentes de Alho              Sal e oregãos q.b
                                                                          

Cortam-se os legumes em pequenos pedaços, ou em alternativa trituram-se num liquidificador, vertendo numa terrina, cobrindo-os com água gelada. Tempera-se com sal, azeite, vinagre e oregãos. Serve-se de imediato.

domingo, 20 de junho de 2010

Cáritas de Torres Novas precisa de géneros alimentares

O grupo da Acção Social das Paróquias de Torres Novas, coordenado pela Cáritas, distribuiu no sábado, dia 19 de Junho, cerca de 400kg de bens alimentares, por cerca de 40 famílias residentes em Torres Novas. A procura de géneros alimentares tem crescido nos últimos meses, de tal forma que o vice-presidente da Cáritas de Torres Novas, Joaquim Moleiro, equaciona a hipótese de pedir ajuda às grandes superfícies da zona.

terça-feira, 1 de junho de 2010

1º Fórum das Comissões Sociais de Freguesia do Médio Tejo

Decorreu no dia 31 de Maio o primeiro encontro das Comissões de Freguesias do Médio Tejo, que se realizou no Auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes.

Esta iniciativa foi promovida pelos Municípios do Médio Tejo (Abrantes, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha) e pela União das IPSS do Distrito de Santarém, no âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social e do Projecto «Redes do Tejo», que visa desenvolver as redes sociais como fórum efectivo de desenvolvimento social.

Estiveram presentes diversas elementos de freguesias, IPSS, Associações e técnicos de acção social. A Cáritas Paroquial de Torres Novas esteve representada e testemunhou as experiências de comissões já em funcionamento.

É essencial a conjugação e coordenação estratégica dos esforços locais como forma de resposta rápida e eficaz aos problemas sociais.

Nesse sentido, as Redes Sociais funcionam como plataforma organizativa dos recursos locais como garante das necessidades diagnosticadas e carentes de intervenção.